Trabalhar sem salário fixo tem se tornado uma ótima alternativa para os brasileiros, visto que o futuro é cada vez mais incerto e sendo assim é preciso que você esteja preparado!
O Brasil passa por um período de recessão econômica, onde a taxa de desemprego tem se mantido em alta nos últimos meses. Além disso, a proposta da reforma da previdência indica que trabalhar por conta própria será uma realidade cada dia mais comum.
Nesse sentido, milhares de brasileiros já começam a pensar sobre formas de trabalhar sem salário fixo, como no caso de empreendedores e profissionais autônomos.
Contudo, não basta apenas a vontade de sair por aí oferecendo seus serviços ou produtos. Para conseguir sobreviver sem salário fixo é fundamental que você tenha as técnicas adequadas.
Além dessa questão de ganhar dinheiro sem renda fixa, também está o controle sobre seus gastos, visto que em épocas como essa é crucial que se tenha um bom planejamento financeiro.
Por isso, para que você consiga trabalhar online ou até mesmo em um novo negócio e assim ter uma sobrevivência sem salário fixo, é necessário repensar sobre alguns aspectos. Confira mais sobre o assunto a seguir.
Índice de conteúdo:
– Quais são as formas de trabalhar sem salário fixo?
– Dicas de sobrevivência sem salário
– Quais são as formas de trabalhar sem salário fixo?
Como muitas pessoas já sabem, a internet veio para revolucionar o modo como pensamos, agimos, consumimos e avaliamos produtos e serviços.
Atrelado à isso, inúmeras oportunidades surgiram, visto que a internet possibilitou o conhecimento e expansão de diversos recursos, informações, habilidades e formas de ganhar dinheiro online.
Sendo assim, o mundo moderno é infinito quanto as possibilidades de sobrevivência, pois é só acessar as suas redes sociais que você é bombardeado com anúncios, propagandas, ideias lucrativas e muito mais.
Veja então quais são algumas das opções para trabalhar sem salário fixo:
Vendedor comissionado;
Influenciador digital;
Empreendedor;
Afiliado digital;
Freelancer online;
Blogueiro;
Youtuber;
Home office (trabalhar em casa);
Entre outras.
Dessa forma, opções é o que não falta, basta que você decida sobre qual se encaixa melhor em seu perfil, levando em conta suas habilidades e competências.
– Dicas de sobrevivência sem salário fixo
Manter a sobrevivência sem salário fixo é missão já encarada por inúmeros brasileiros, visto que cada dia mais esses buscam formas alternativas para driblar a crise, até mesmo como forma de complementar a renda familiar.
Então, se você está passando por essa questão, separei algumas dicas valiosas para que você tenha mais tranquilidade na hora de fazer o balanço financeiro no final do mês. Vamos lá?!
Corte as despesas que não são fixas:
Pode parecer uma dica clichê, mas é que muitas pessoas mesmo sem um emprego com salário fixo ao final do mês não avaliam a real necessidade de suas despesas.
Dessa forma, é indispensável que você bote na ponta do lápis todos os gastos fixo que possui no mês e tendo a dimensão do quanto eles pesam em seu orçamento, ir cortando todas as despesas desnecessárias.
A dica então é para que você corte tudo que conseguir, deixando de preferência apenas água, luz, internet e moradia (se pagar aluguel, por exemplo). Assim, você verá como o seu dinheiro será melhor aproveitado nesse momento.
Mantenha um planejamento mensal:
Se você tem um trabalho sem salário fixo, sabe que a sua renda pode variar bruscamente de um mês para o outro e você não quer levar um susto e correr o perigo de começar a se endividar, não é mesmo?
Por isso, a dica de sobrevivência sem salário fixo desse tópico é justamente para evitar esses problemas, visto que é preciso então manter um planejamento financeiro mensal, tendo sob controle sobre tudo o que você gasta.
Assim, a organização sobre suas finanças lhe dará uma maior clareza sobre suas despesas fixas e variáveis, podendo avalia-las para o mês seguinte, cortando algumas coisas e poupando em outras.
Não fique com o dinheiro em casa:
Para trabalhar em casa ou de forma autônoma, lhe dará um salário variável, que pode ser o suficiente para pagar todas as suas contas ou não.
O problema de muita gente é que conforme o dinheiro vai entrando, vai se gastando em outras coisas que surgem no momento, ou seja, sua renda mensal vai se indo aos poucos e quando você se dá de conta já não é o suficiente para pagar uma conta.
Sendo assim, a dica para viver sem salário fixo é que conforme o dinheiro entrar na sua conta, já seja gasto para pagar as contas do mês, sem adiar para amanhã, pois a probabilidade de gastar sem necessidade é alta.
Portanto, se você está passando por um momento de trabalhar sem salário fixo, as dicas de sobrevivência com a renda variável são bem claras: controle, organização e administração.
Seguindo esses princípios você pode trabalhar online, trabalhar em casa, trabalhar pela internet de forma autônoma e mesmo assim terá satisfação e retorno, sem se preocupar ao final do mês.